quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Jogos e brincadeiras para Educação Física Escolar

O jogo do transporte da bola (fase 3)

Objetivos

Objetivo explícito do jogo

· Cada equipe deverá transportar uma bola de um lado a outro do espaço previamente delimitado;

Objetivos implícitos

· Formar equipes homogêneas;

· Ajustar a formação tática;

· Criar e aplicar variáveis estratégicas;

· Estabelecer linhas de comando e liderança;

· Utilizar os componentes da equipe de maneira otimizada;

· Fazer uma analise das capacidades, habilidades, deficiências e limites pessoais;

· Compreender tática e estratégica;

· Fazer a leitura analítica do espaço, e estabelecer o ritmo da estratégia;

· Pensar de maneira organizada;

· Compreender como funciona o jogo coletivo;

· Perceber a necessidade de qualificação pessoal;

· Determinar momento de defender e de atacar;

· Analisar e compreender as regras;

· Saber utilizar a regra a seu favor;

· Recompor as linhas táticas e as estratégias usando a regra;

· Entender que defesa é produzir obstáculos forçando o erro do oponente e retardando suas ações ofensivas

Desenvolvimento do jogo (fase 3)

· Formar duas equipes homogêneas, equilibradas

o A formação de equipes parece a nos professores uma tarefa simples. Porém aos alunos é uma tarefa difícil, pois ela precisa ser equilibrada em número, gênero e nível de habilidades, capacitações e limites. É importante que deixemos a tarefa de dividir as equipes aos alunos, interferindo apenas para contextualizar o equilíbrio destas.

· Organizar a equipe tática e estrategicamente para cumprir o objetivo explicito do jogo;

· Escolher qual a melhor formação tática e definir qual variável estratégica mais adequada;

· Escolher uma pessoa do plantel para produzir obstáculos ao oponente retardando seu ataque;

Regras (da fase 3)

De Ataque

· A bola partindo de um lado, deverá transpor o espaço delimitado, até chegar ao outro;

· Será levada com as mãos;

· Deverá passar pela mão de todos os componentes da equipe, pelo menos uma vez;

· Quem está com a posse da bola não poderá sair do lugar – andar, correr, se deslocar ou similares;

· A bola não poderá cair ao solo, caso isso ocorra será considerado falta e deverá recomeçar no início;

· Jogador da defesa deverá pegar na bola pelo menos uma vez;

· Será vencedor quem primeiro transpor a bola sem cometer faltas, ou ferir as regras;

De Defesa

· O defensor deverá apenas cortar a trajetória da bola para fazê-la cair, pois esta deverá retornar ao inicio;

· Não poderá reter a bola na mão;

· Não poderá tirar a bola da mão do oponente;

· Não poderá jogar ou chutar a bola longe;

· Ações desencadeadas pela atividade que poderão ser orientadas pelo professor, ou sugeridas sucintamente para que os alunos a desenvolvam.

No Ataque

· Inicialmente os alunos terão dificuldades para perceberem o que precisam fazer;

· Irão adotar a mesmas estruturas táticas, uma linha ou duas linhas;

· Essa ação aumentará o nível de risco, causará confusão mental, pois irão esquecer quem já pegou na bola ou não;

· Só então terão a idéia de redistribuir os jogadores, fazendo várias linhas táticas para a bola passar de mão em mão;

· Tomar cuidado, pois na ânsia de escapar da marcação, irão andar com a bola e excluir jogadores;

· Se o espaço for extenso, e quanto maior melhor, entrará as variáveis estratégicas, as análises de níveis de risco e a recomposição da estrutura tática

· Como não pode andar, correr, se deslocar, apenas o jogador que estiver com a posse da bola;

· Eles passarão a utilizar da estratégia de passar e correr – sem bola - para recompor a formação até chegar ao final do espaço;

· Perceberão que a bola não mais poderá ser jogada apenas em linha reta, pois fica fácil de obstruir a passagem;

· Portanto, ela deve ser lançada em várias direções, direita, esquerda, frente, atrás, em movimentos rápidos de vai e vem para confundir o marcador;

· Esquecerão inicialmente que o jogador de defesa faz parte de sua equipe e portanto deverá pegar na bola no ataque;

· Essa situação aumentará o nível de linhas estratégicas de ação a seguir;

Na Defesa

· Jogador inicialmente mal posicionado;

· Preocupado em pegar a bola e não em obstruir sua passagem;

· Poderá esquecer que deve pegar a bola no ataque;

· Irá ficar de posse da bola adversária;

Recomendações ao (a) professor (a)

· Procure apenas orientar e mediar não demonstre, deixe que eles analisem e tomem as decisões;

· Quando perceber que tomaram a decisão errada não corrija, trabalhe o erro;

· Incentive a reunião do grupo para combinar e determinar táticas e estratégias, de um tempo;

· Não apresse os alunos, deixe que conversem e combinem o tempo que for necessário, só assim terão o hábito de uma dialética construtiva na formação dos movimentos;

· Cada turma, série ou ano, terá um ritmo de desenvolvimento diferente, as vezes mais rápidos ou mais lentos. Respeite o ritmo da turma e não valorize os mais rápidos;

· Para que os jogadores entendam esse jogo mais rapidamente é fundamental que joguem primeiro a fase 1 e a fase 2;

· Fiquem atentos as faltas que irão ocorrer, assim como a exclusão de colegas, e que o jogador que está produzindo obstáculo de defesa, deverá pegar na bola pelo menos uma vez no ataque;

· Nesta fase o (a) professor (a) poderá aumentar o número de jogadores que irão produzir obstáculos de defesa;

· Incluir dois, ou três, ou até mais de acordo com a qualificação e o desenvolvimento do jogo;

· Porém deve lembrar sempre que jogador de defesa deverá pegar na bola no ataque pelo menos uma vez;

Conclusão

No desenvolvimento deste jogo os alunos passarão a entender com maior clareza o que é tática, o que são estratégias, a função da defesa que é produzir obstáculos, a necessidade de uma linha de comando, a obediência e o fiel cumprimento das regras, o cuidado para não fazer falta, e a necessidade de qualificação.

Boa sorte e boa prática

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