O jogo do transporte da bola (fase 3)
Objetivos
Objetivo explícito do jogo
· Cada equipe deverá transportar uma bola de um lado a outro do espaço previamente delimitado;
Objetivos implícitos
· Formar equipes homogêneas;
· Ajustar a formação tática;
· Criar e aplicar variáveis estratégicas;
· Estabelecer linhas de comando e liderança;
· Utilizar os componentes da equipe de maneira otimizada;
· Fazer uma analise das capacidades, habilidades, deficiências e limites pessoais;
· Compreender tática e estratégica;
· Fazer a leitura analítica do espaço, e estabelecer o ritmo da estratégia;
· Pensar de maneira organizada;
· Compreender como funciona o jogo coletivo;
· Perceber a necessidade de qualificação pessoal;
· Determinar momento de defender e de atacar;
· Analisar e compreender as regras;
· Saber utilizar a regra a seu favor;
· Recompor as linhas táticas e as estratégias usando a regra;
· Entender que defesa é produzir obstáculos forçando o erro do oponente e retardando suas ações ofensivas
Desenvolvimento do jogo (fase 3)
· Formar duas equipes homogêneas, equilibradas
o A formação de equipes parece a nos professores uma tarefa simples. Porém aos alunos é uma tarefa difícil, pois ela precisa ser equilibrada em número, gênero e nível de habilidades, capacitações e limites. É importante que deixemos a tarefa de dividir as equipes aos alunos, interferindo apenas para contextualizar o equilíbrio destas.
· Organizar a equipe tática e estrategicamente para cumprir o objetivo explicito do jogo;
· Escolher qual a melhor formação tática e definir qual variável estratégica mais adequada;
· Escolher uma pessoa do plantel para produzir obstáculos ao oponente retardando seu ataque;
Regras (da fase 3)
De Ataque
· A bola partindo de um lado, deverá transpor o espaço delimitado, até chegar ao outro;
· Será levada com as mãos;
· Deverá passar pela mão de todos os componentes da equipe, pelo menos uma vez;
· Quem está com a posse da bola não poderá sair do lugar – andar, correr, se deslocar ou similares;
· A bola não poderá cair ao solo, caso isso ocorra será considerado falta e deverá recomeçar no início;
· Jogador da defesa deverá pegar na bola pelo menos uma vez;
· Será vencedor quem primeiro transpor a bola sem cometer faltas, ou ferir as regras;
De Defesa
· O defensor deverá apenas cortar a trajetória da bola para fazê-la cair, pois esta deverá retornar ao inicio;
· Não poderá reter a bola na mão;
· Não poderá tirar a bola da mão do oponente;
· Não poderá jogar ou chutar a bola longe;
· Ações desencadeadas pela atividade que poderão ser orientadas pelo professor, ou sugeridas sucintamente para que os alunos a desenvolvam.
No Ataque
· Inicialmente os alunos terão dificuldades para perceberem o que precisam fazer;
· Irão adotar a mesmas estruturas táticas, uma linha ou duas linhas;
· Essa ação aumentará o nível de risco, causará confusão mental, pois irão esquecer quem já pegou na bola ou não;
· Só então terão a idéia de redistribuir os jogadores, fazendo várias linhas táticas para a bola passar de mão em mão;
· Tomar cuidado, pois na ânsia de escapar da marcação, irão andar com a bola e excluir jogadores;
· Se o espaço for extenso, e quanto maior melhor, entrará as variáveis estratégicas, as análises de níveis de risco e a recomposição da estrutura tática
· Como não pode andar, correr, se deslocar, apenas o jogador que estiver com a posse da bola;
· Eles passarão a utilizar da estratégia de passar e correr – sem bola - para recompor a formação até chegar ao final do espaço;
· Perceberão que a bola não mais poderá ser jogada apenas em linha reta, pois fica fácil de obstruir a passagem;
· Portanto, ela deve ser lançada em várias direções, direita, esquerda, frente, atrás, em movimentos rápidos de vai e vem para confundir o marcador;
· Esquecerão inicialmente que o jogador de defesa faz parte de sua equipe e portanto deverá pegar na bola no ataque;
· Essa situação aumentará o nível de linhas estratégicas de ação a seguir;
Na Defesa
· Jogador inicialmente mal posicionado;
· Preocupado em pegar a bola e não em obstruir sua passagem;
· Poderá esquecer que deve pegar a bola no ataque;
· Irá ficar de posse da bola adversária;
Recomendações ao (a) professor (a)
· Procure apenas orientar e mediar não demonstre, deixe que eles analisem e tomem as decisões;
· Quando perceber que tomaram a decisão errada não corrija, trabalhe o erro;
· Incentive a reunião do grupo para combinar e determinar táticas e estratégias, de um tempo;
· Não apresse os alunos, deixe que conversem e combinem o tempo que for necessário, só assim terão o hábito de uma dialética construtiva na formação dos movimentos;
· Cada turma, série ou ano, terá um ritmo de desenvolvimento diferente, as vezes mais rápidos ou mais lentos. Respeite o ritmo da turma e não valorize os mais rápidos;
· Para que os jogadores entendam esse jogo mais rapidamente é fundamental que joguem primeiro a fase 1 e a fase 2;
· Fiquem atentos as faltas que irão ocorrer, assim como a exclusão de colegas, e que o jogador que está produzindo obstáculo de defesa, deverá pegar na bola pelo menos uma vez no ataque;
· Nesta fase o (a) professor (a) poderá aumentar o número de jogadores que irão produzir obstáculos de defesa;
· Incluir dois, ou três, ou até mais de acordo com a qualificação e o desenvolvimento do jogo;
· Porém deve lembrar sempre que jogador de defesa deverá pegar na bola no ataque pelo menos uma vez;
Conclusão
No desenvolvimento deste jogo os alunos passarão a entender com maior clareza o que é tática, o que são estratégias, a função da defesa que é produzir obstáculos, a necessidade de uma linha de comando, a obediência e o fiel cumprimento das regras, o cuidado para não fazer falta, e a necessidade de qualificação.
Boa sorte e boa prática
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