quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Jogos e brincadeiras para Educação Física Escolar

Atividade de variáveis táticas e estratégicas e sua compreensão prática

O jogo do transporte da bola

Objetivos

Objetivo explícito do jogo

· Cada equipe deverá transportar uma bola de um lado a outro do espaço previamente delimitado;

Objetivos implícitos

· Formar equipes homogêneas;

· Ajustar a formação tática;

· Criar e aplicar variáveis estratégicas;

· Estabelecer linhas de comando e liderança;

· Utilizar os componentes da equipe de maneira otimizada;

· Fazer uma analise das capacidades, habilidades, deficiências e limites pessoais;

· Compreender tática e estratégica;

· Fazer a leitura analítica do espaço, e estabelecer o ritmo da estratégia;

· Pensar de maneira organizada;

· Compreender como funciona o jogo coletivo;

· Perceber a necessidade de qualificação pessoal;

· Determinar momento de defender e de atacar;

· Analisar e compreender as regras;

· Saber utilizar a regra a seu favor;

· Recompor as linhas táticas e as estratégias usando a regra;

Desenvolvimento do jogo (fase 1)

· Formar duas equipes homogêneas, equilibradas

o A formação de equipes parece a nos professores uma tarefa simples. Porém aos alunos é uma tarefa difícil, pois ela precisa ser equilibrada em número, gênero e nível de habilidades, capacitações e limites. É importante que deixemos a tarefa de dividir as equipes aos alunos, interferindo apenas para contextualizar o equilíbrio destas.

· Organizar a equipe tática e estrategicamente para cumprir o objetivo explicito do jogo;

· Escolher qual a melhor formação tática e definir qual variável estratégica mais adequada;

Regras (da fase 1)

· A bola partindo de um lado, deverá transpor o espaço delimitado, até chegar ao outro lado;

· A bola será levada com as mãos;

· Deverá passar pela mão de todos os componentes da equipe, pelo menos uma vez;

· Quem está com a posse da bola não poderá sair do lugar – andar, correr, se deslocar ou similares;

· A bola não poderá cair ao solo, caso isso ocorra será considerado falta e deverá recomeçar do jogador anterior a queda;

· Será considerado vencedor quem primeiro transpor a bola sem cometer faltas, ou ferir as regras;

· Ações desencadeadas pela atividade que poderão ser orientadas pelo professor, ou sugeridas sucintamente para que os alunos a desenvolvam.

· Inicialmente os alunos terão dificuldades para perceberem o que precisam fazer;

· Depois trocarão passes entre si de forma aleatória até a bola transpor o espaço;

· Só então irão perceber que precisam fazer um fila em linha reta para a bola passar de mão em mão; (tática)

· Assim terão a garantia que todos pegarão na bola, e ela chegará ao final mais rapidamente;

· Se o espaço for extenso, e quanto maior melhor, entrará as variáveis estratégicas, as análises de níveis de risco e a recomposição da estrutura tática;

· Com um espaço grande, a distância entre os jogadores será grande também, aumentando o nível de risco, ocasionando a queda da bola sucessivamente;

· Para consertar isso eles deverão se aproximar mais um do outro;

· Isso fará com que falte jogador para ir até o final do espaço;

· Como não pode andar, correr, se deslocar, apenas o jogador que estiver com a posse da bola;

· Eles passarão a utilizar da estratégia de passar e correr – sem bola - para recompor a fila até chegar ao final do espaço;

· A estratégia diminuirá o nível de risco, mas atingirá o objetivo explícito do jogo sem ferir a regra ou cometer faltas;

Recomendações ao (a) professor (a)

· Procure apenas orientar e mediar não demonstre, deixe que eles analisem e tomem as decisões;

· Quando perceber que tomaram a decisão errada não corrija, trabalhe o erro;

· Incentive a reunião do grupo para combinar e determinar táticas e estratégias, de um tempo;

· Não apresse os alunos, deixe que conversem e combinem o tempo que for necessário, só assim terão o hábito de uma dialética construtiva na formação dos movimentos;

· Cada turma, série ou ano, terá um ritmo de desenvolvimento diferente, as vezes mais rápidos ou mais lentos. Respeite o ritmo da turma e não valorize os mais rápidos;

Conclusão

Apesar de o jogo ter um nome esquisito, esse é o objetivo explícito do jogo, aquele que determinará o vencedor. Porém os objetivos implícitos são o grande componente cognitivo desta atividade. Aparentemente é um jogo sem motivação, mas a prática se tornará envolvente pelo aspecto exploratório das ações que determinarão seu resultado final.

Boa sorte e boa prática

Em breve as fases 2; 3 e 4 do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário