Atividade de variáveis estratégicas e sua compreensão prática
Rede e Peixe
Objetivos
· Formação de equipes homogêneas;
· Ajuste da formação tática;
· Criação e aplicação de variáveis estratégicas;
· Formação de linhas de comando e liderança;
· Utilização otimizada dos componentes de cada equipe, fazendo uma analise das capacidades, habilidades, deficiências e limites de cada aluno;
· Compreensão tática e estratégica;
· Leitura analítica do espaço para estabelecer o ritmo da estratégia a ser empregada;
· Pensamento organizado;
Desenvolvimento do jogo
· Formar duas ou mais equipes, de acordo com o número de alunos e tamanho do espaço existente
· É fundamental que a equipe que forme a rede não ocupe completamente o espaço, deixando lacunas onde os peixes possam escapar, dando assim ênfase na necessidade do desenvolvimento das variáveis estratégicas.
· Em caso de mais de duas equipes, duas estão atuando e as outras esperam a vez, entrando uma e saindo outra de forma dinâmica. Aproveitar o tempo fora para combinar novas ações, observar e analisar o oponente;
· Uma equipe colocada em um lado do espaço existente previamente delimitado, de mãos dadas formando uma rede;
· Outra colocada no lado oposto soltos individualmente;
· Ao sinal rede e peixes deverão atravessar o espaço buscando se colocarem no lado oposto que estão;
· A equipe rede precisa apanhar o maior número de peixes possíveis;
· A equipe peixes obviamente deverá fugir sem serem apanhados;
· Ao atravessarem o espaço, muda a função, rede é peixe e peixe é rede;
· Ao final do jogo vence quem nas tentativas capturou o maior número de peixes;
Regras do jogo
Rede
· Não poderá soltar as mãos, no momento em que a rede arrebentar, soltar as mãos, os peixes poderão passar sem serem apanhados;
· A rede não volta, evolui para frente, sem poder retroceder;
· Somente poderão capturar os peixes aqueles colocados nas pontas da rede que tem uma mão solta. Os colocados no meio da rede com as mãos ocupadas não poderão fazer captura;
Peixe
· Não poderão sair do espaço delimitado. Peixe fora d’água é peixe capturado;
· Não poderão forçar a rede para que esta arrebente;
· Não poderão passar por baixo da rede;
Ações desencadeadas pela atividade que poderão ser orientadas pelo professor, ou sugeridas sucintamente para que os alunos a desenvolvam.
Rede
· Os alunos mais fortes irão se colocar na ponta, pois são os únicos que podem capturar;
· No meio ficarão os mais fracos;
· Essa ação fará com que a rede seja dividida pela ação de força dos maiores nas pontas;
· Após inúmeras reclamações eles passarão a perceber que os mais fortes deverão ocupar o centro da rede e os mais fracos as pontas;
· Nesse momento entrará em ação a empatia, a utilização das habilidades e deficiências para transformar em ação vitoriosa para o grupo;
· Terão a noção real que o mais importante não é “quem captura”, mas “a captura”, pois somará ponto “para o grupo” e não para o “pegador”;
· Irão perceber que para apanhar algum peixe, todos deverão estar atrás do mesmo, pois se cada ponta quiser pegar um diferente a rede arrebentará;
· Que é melhor pegar um ou dois de cada vez e ir somando, que pegar muitos e a rede estourar;
· Farão uma leitura analítica do espaço para determinar a velocidade de avanço da rede, uma vez que esta não poderá retroceder;
Peixe
· Inicialmente irão tomar ações individuais, pois é relativamente fácil fugir;
· Conforme a rede for se organizando, irão sentir a necessidade de organização e desenvolvimento de estratégias de fuga;
· Muitas vezes, diante da organização estratégica da rede, surgirá alguém que se sacrificará para dar chance de fuga aos colegas;
· Farão uma leitura analítica do espaço, para determinar a velocidade de avanço e retrocesso, tentando desestabilizar as ações estratégicas da rede;
· Tentarão estratégias de ação para fazer a rede se romper e então poderem escapar;
Este é um jogo muito rico em desenvolvimento motor, ações cognitivas motoras, controle de ansiedade, formação de grupos, desenvolvimento de estratégias e muito mais conforme os objetivos vistos. Porém sua simplicidade de execução nos faz parecer um jogo sem capacidades de aproveitamento otimizado na escola, deixando relegado a um plano menor.
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