segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Jogos e brincadeiras para Educação Física Escolar

Atividade de variáveis estratégicas e sua compreensão prática

Rede e Peixe

Objetivos

· Formação de equipes homogêneas;

· Ajuste da formação tática;

· Criação e aplicação de variáveis estratégicas;

· Formação de linhas de comando e liderança;

· Utilização otimizada dos componentes de cada equipe, fazendo uma analise das capacidades, habilidades, deficiências e limites de cada aluno;

· Compreensão tática e estratégica;

· Leitura analítica do espaço para estabelecer o ritmo da estratégia a ser empregada;

· Pensamento organizado;

Desenvolvimento do jogo

· Formar duas ou mais equipes, de acordo com o número de alunos e tamanho do espaço existente

· É fundamental que a equipe que forme a rede não ocupe completamente o espaço, deixando lacunas onde os peixes possam escapar, dando assim ênfase na necessidade do desenvolvimento das variáveis estratégicas.

· Em caso de mais de duas equipes, duas estão atuando e as outras esperam a vez, entrando uma e saindo outra de forma dinâmica. Aproveitar o tempo fora para combinar novas ações, observar e analisar o oponente;

· Uma equipe colocada em um lado do espaço existente previamente delimitado, de mãos dadas formando uma rede;

· Outra colocada no lado oposto soltos individualmente;

· Ao sinal rede e peixes deverão atravessar o espaço buscando se colocarem no lado oposto que estão;

· A equipe rede precisa apanhar o maior número de peixes possíveis;

· A equipe peixes obviamente deverá fugir sem serem apanhados;

· Ao atravessarem o espaço, muda a função, rede é peixe e peixe é rede;

· Ao final do jogo vence quem nas tentativas capturou o maior número de peixes;

Regras do jogo

Rede

· Não poderá soltar as mãos, no momento em que a rede arrebentar, soltar as mãos, os peixes poderão passar sem serem apanhados;

· A rede não volta, evolui para frente, sem poder retroceder;

· Somente poderão capturar os peixes aqueles colocados nas pontas da rede que tem uma mão solta. Os colocados no meio da rede com as mãos ocupadas não poderão fazer captura;

Peixe

· Não poderão sair do espaço delimitado. Peixe fora d’água é peixe capturado;

· Não poderão forçar a rede para que esta arrebente;

· Não poderão passar por baixo da rede;

Ações desencadeadas pela atividade que poderão ser orientadas pelo professor, ou sugeridas sucintamente para que os alunos a desenvolvam.

Rede

· Os alunos mais fortes irão se colocar na ponta, pois são os únicos que podem capturar;

· No meio ficarão os mais fracos;

· Essa ação fará com que a rede seja dividida pela ação de força dos maiores nas pontas;

· Após inúmeras reclamações eles passarão a perceber que os mais fortes deverão ocupar o centro da rede e os mais fracos as pontas;

· Nesse momento entrará em ação a empatia, a utilização das habilidades e deficiências para transformar em ação vitoriosa para o grupo;

· Terão a noção real que o mais importante não é “quem captura”, mas “a captura”, pois somará ponto “para o grupo” e não para o “pegador”;

· Irão perceber que para apanhar algum peixe, todos deverão estar atrás do mesmo, pois se cada ponta quiser pegar um diferente a rede arrebentará;

· Que é melhor pegar um ou dois de cada vez e ir somando, que pegar muitos e a rede estourar;

· Farão uma leitura analítica do espaço para determinar a velocidade de avanço da rede, uma vez que esta não poderá retroceder;

Peixe

· Inicialmente irão tomar ações individuais, pois é relativamente fácil fugir;

· Conforme a rede for se organizando, irão sentir a necessidade de organização e desenvolvimento de estratégias de fuga;

· Muitas vezes, diante da organização estratégica da rede, surgirá alguém que se sacrificará para dar chance de fuga aos colegas;

· Farão uma leitura analítica do espaço, para determinar a velocidade de avanço e retrocesso, tentando desestabilizar as ações estratégicas da rede;

· Tentarão estratégias de ação para fazer a rede se romper e então poderem escapar;

Este é um jogo muito rico em desenvolvimento motor, ações cognitivas motoras, controle de ansiedade, formação de grupos, desenvolvimento de estratégias e muito mais conforme os objetivos vistos. Porém sua simplicidade de execução nos faz parecer um jogo sem capacidades de aproveitamento otimizado na escola, deixando relegado a um plano menor.

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