domingo, 28 de junho de 2015

Educação física escolar - material de estudo

Material de estudos para o ensino médio da E.E.M. Roberto Grandt 

Cultura Corporal e Corpo Apresentação O Estudo da Educação Física na escola Em virtude da educação física sofrer ao longo de sua trajetoria escolar, a interferência politica dos diversos sistemas e regimes de governo, os quais influenciavam na sua condução, sempre com interesses voltados para a consolidação do determinado regime. Desta forma, a educação fisica corria paralela porém, sem confluência com a escola, buscando objetivos localizados longe dos objetivos escolares, o que aparentemente a deixa sem justificativa dentro dos curriculos. Com isso os profissionais da disciplina tem sempre grande dificuldade em justifica-la perante os demais colegas e a comunidade escolar. Nessa trajetoria de inumeras abordagens criou-se erroneamente a ideia que a escola seria o celeiro de atletas para representar o pais em jogos e olimpiadas. A própria realização de jogos escolares, os quais tem relevância na sequencia escolar do estudante, puxam a educação fisica para a preparação atletica dos jovens, segregando, selecionando e deixando-a vazia de conteudos e contextos que a justifiquem dentro do processo ensino aprendizagem. Sendo que a escola e as aulas de educação fisicica não foram reveladoras de atletas em momento algum de sua trajetória, ficou evidenciado, também erroneamente, que o problema era a falta de capacitação dos profissionais, os quais não sabiam como conduzir sua disciplina. Estes por sua vez na ânsia ingênua de servir como agente formador de atletas, contribuia para a manutenção deste paradigma. Portanto, foi pensado em justificar a presença da educação fisica na escola como disciplina relevante e componente do curriculo do processo ensino aprendizagem. O foco está na educação da pessoa em conhecer seu corpo, seu funcionamento, sua potencialidades, seus limites, suas necessidades, sua abrangência e como ter uma melhor qualidade de vida, usando seu corpo de forma correta e saudavel, considerando-o como templo de sua existência. Esse conhecimento, ou educação física do corpo como um todo, sem a dicotomia corpo e mente, passa também por assuntos aparentemente distantes da disciplina porém relevantes para esse conhecimento, tais como alimentação, uso de alcool e drogas licitas e ilicitas, gravidez na adolescencia, consciência negra e indigena, respeito as diversidade, funcionamento do cerebro em deternimadas idades, obesidade, estética, trabalho em equipe, adaptação, doenças oportunistas, cidadania entre outros tantos. Todos esses itens são de crucial importância no aprendizado do estudante mas, não encontra brecha para ser integrado em outras discipinas pela distância entre a grade curricular e o assunto. Já a Educação Física tem a flexibilidade de inserir em seu contexto e relaciona-los dentro dos elementos articuladores e desenvolve-los através dos conteúdos estruturantes, dando ao estudante uma ideia muito próxima da realidade que irá viver, com ou sem, o conhecimento profundo da funcionalidade do seu corpo. A intenção também é que o conhecimento aqui auferido não sirva apenas ao estudante, mas tambem a família que ao constuir seu aprendizado, adquirindo também uma ampliação do conhecimento do corpo, dando espaço para a contextualização entre os familiares. Tem também a pretenção de se tornar uma nova porta de acesso e justificativa da disciplina de educação fisica na escola, dando a esta a relevancia que lhe diz respeito dentro do processo ensino aprendizagem como um todo. As aulas serão desenvolvidas dentro dos parametros da cultura corporal, pelos elementos articuladores: Cultura Corporal e corpo Cultura Corporal e Saúde Cultura Corporal e Ludicidade Cultura Corporal e diversidades Cultura Corporal e Esportes Cultura Corporal e Juventude Cultura Corporal e Lazer Cultura Corporal e trabalho Conteúdos estruturantes Jogos Ginásticas Esportes Lutas Danças Unidade 1 capitulo 1 Cultura Corporal e Corpo Educação Física Escolar O que é ? Para o Conselho Federal de Educação Física ( Confef) Entende-se a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usufruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. Revista do Confef. E.F. Nº 05, DEZEMBRO de 2002 Como podemos perceber nas escolas quase sempre as atividades são práticas, sem levar em conta o pensamento que acompanha a linguagem do jogo, do esporte, da dança, ou qualquer movimento corporal desenvolvido. Esta situação é oriunda de antigas orientações as quais estabeleciam que a educação física fosse realizada dentro de padrões de aptidão física e iniciação desportiva. Isso tornou a disciplina Educação Física Escolar uma prática excludente, selecionadora muitas vezes voltada para formação de equipes desportivas representativas das escolas, vista pela comunidade escolar como uma prática recreativa, como uma forma de quebrar o tempo do ensino intelectual, dentro de uma concepção que se resume a brincar, correr, jogar e praticar ginástica. Acabou gerando e entre os estudantes e dentro da comunidade escolar como um todo, conceitos tais como: A Educação Física não possui relevância para manter-se no âmbito escolar; A Educação Física ministra conteúdos repetitivos e sem aplicabilidade no cotidiano; A Educação Física não motiva para a prática permanente. A Educação Física é um momento de tirar o estresse do aluno na escola. A Educação Física é responsável pelo desenvolvimento desportivo. Então o que é a EFE Como o próprio nome da disciplina Educação Física, educar o corpo físico, Porém para educar o corpo físico é preciso educar a mente tratando o corpo como um todo O corpo físico não é apenas braços pernas e tronco, mas sim todo seu conjunto de órgãos internos, incluindo nele o cérebro. A dicotomia corpo e mente surgiu na Grécia antiga, o culto ao corpo vinha antes da preparação da mente Portanto precisamos conhecer nosso corpo Em sentido, geral. Conhecer nossa estrutura corporal, Como funciona, qual a energia que mantem vivo nosso corpo, Qual sistema de energia utiliza. Conhecer o complexo sistema neuro motor, seus neurotransmissores, suas relações sinápticas e como promover maior agilidade cerebral através do movimento motor cognitivo. Conhecer o que é metabolismo, quais os tipos e como funcionam. Conhecer as extremidades distais, ter consciência espacial e espaço temporal. Saber nosso ponto de equilíbrio físico e emocional, onde se relacionam. Conhecer nossas limitações e nossas potencialidades. O conhecimento dos limites pessoais nos colocará em posição de conhecer nossas potencialidades e limites, sendo mais fácil encarar nossas dificuldades onde podemos receber ajuda. Conhecer os efeitos dos alimentos das drogas licitas e ilícitas, dos remédios em nosso metabolismo Saber o que causam doenças normais, doenças hereditárias, e oportunistas Ter uma consciência corporal absoluta, o que poderá nos proteger de inúmeros problemas e até da morte prematura. Conhecimento corporal e gravides na adolescência Unir corpo e mente e perceber que na realidade não existe essa dicotomia pensada na Grécia antiga e que se arrasta até hoje. Que o corpo é um todo. Desenvolver um trabalho potencialmente através de atividades físicas Contextualizando nossas ações físicas e estabelecendo sentido significado a prática física ao corpo neurológico. Objetivos Esclarecer o que é a EFE Justificar a EFE como disciplina relevante no processo ensino aprendizagem. Criar uma consciência corporal individual. Pensando Criticamente Reunir grupos para contextualizar e apresentar ideias de o que trata a EFE Elaborar em grupos um planejamento para as próximas aulas práticas. Capitulo 2 O surgimento da educação física como ação humana regular A prática da atividade física corporal sempre fez parte do mundo do ser humano. Já no inicio da humanidade o corpo era o principal responsável pela sobrevivência, pois um corpo forte era necessário para conseguir caça lutar ou fugir. Com a evolução das sociedades humanas, a figura do guerreiro sempre foi fundamental para a sobrevivência dos povos, a preparação para a guerra exigia a pratica corporal constante pelos guerreiros. A educação física como disciplina regular teve seu inicio já nos primórdios na antiga Grécia. Os gregos foram os primeiros a colocar a educação como algo relevante com o objetivo de formar o homem. Era baseada na ginástica, musica e gramática. A partir do século V. AC. entendeu-se que, para além de formar o homem, a educação deveria ainda formar o cidadão, deixando de ser suficiente a simples e antiga educação baseada na ginástica, música e gramática. Surgiu então a Paidéia, que significava ao final “criação de meninos”, e se referia à educação familiar. Assim são incluídas as disciplinas de geografia, historia natural, matemática, retórica, filosofia e mantidas a gramática, musica e ginástica. É o inicio da educação que se assemelha aos dias de hoje, onde seus ideais são imitados em praticamente todo o mundo, como um perfeito entendimento de formação social do ser humano. Entre idas e vindas dos processos de educação, entre as diferentes conduções de prioridades das cidades estados gregas, onde algumas enfatizam as artes, outras a cultura corporal, o importante é que a educação física sempre esteve presente em qualquer que fosse a normativa designada para a educação. A educação passava necessariamente pela educação física. A influência da estética na cultura corporal Os valores da estética, ou seja, o belo foi muito influente na prática corporal, que era o homem com corpo perfeito, aquele retratado em esculturas pelos artistas. Essa busca pela perfeição corporal acentuava a necessidade da prática do corpo. A ginástica, o atletismo e outras atividades corporais passaram a ter grande influencia na vida cotidiana do cidadão. Também o asseio corporal passou a fazer parte do belo, tomar banho após as praticas corporais era parte integrante do belo e da estética. Estética A busca do corpo bonito e saudável é muito antiga. Para os gregos, por exemplo, a beleza do corpo não era apenas estética, aparente. A beleza expressava um modo de vida do cidadão. O grego belo era aquele que praticava exercícios físicos, aprendia música, discutia política e tinha gosto pelo conhecimento e pela arte. A origem da cultura Corporal Na Grécia, a educação física era considerada um pilar da formação dos homens, Desde meninos frequentavam os gymnasiums, complexos esportivos que também eram centros de formação intelectual. Ali, além de treinar para se tornar soldados ou competir em jogos públicos, os garotos estudavam filosofia, literatura e música. Havia estabelecimentos específicos para treinamento de boxe e luta, as palestras. Os atletas se exercitavam sem roupa (gymnos significa “nu” em grego). Mens Sana in Corpore Sano. O poeta romano Juvenal, que viveu entre os séculos I e II, foi quem cunhou a expressão mens sana in corpore sano. Embora deslocada de seu significado original (“Deve-se orar por uma mente sã num corpo são”), a citação atravessou milênios. No Império Romano, os treinos militares com marchas e exercícios pesados forjavam soldados fortes e atléticos. Com o passar dos tempos e com a influência da igreja na política e na forma de vida da sociedade, foram abandonados os hábitos de higiene e saúde herdados dos gregos e romanos. “Cuidados com o corpo eram considerados pecaminosos”. Qualquer preocupação estética era vista como afronta às leis divinas. As obras de arte mais escondem que evidenciam os corpos O PAI DA MUSCULAÇÃO O prussiano Eugen Sandow (1867-1925) enxergou na musculação um filão inexplorado. Criou alguns dos primeiros equipamentos, criou a primeira competição oficial de fisiculturismo (em 1901) Lançou a primeira revista especializada no gênero, a Physical Culture. Estética e modelo de homem Na década de 60 o austríaco Arnold Schwarzenegger era um entre milhares de fisiculturistas. Tudo mudou após ser eleito Mr. Olympia por seis vezes, de 1970 a 1975. Na década de 1980, ele se tornou referência para gerações de praticantes de musculação depois de aparecer em filmes como Conan, o Bárbaro e O Exterminador do Futuro. Em 1989, criou o Arnold Classic Weekend, um dos mais prestigiados eventos mundiais de fitness. Ginástica em casa Jane Fonda Nessa balada de sucesso do Fitness Jane Fonda na década de 70 criou a democratização do videocassete e deu impulso ao surgimento dos vídeos com aulas de ginástica para fazer em casa. O mais célebre deles foi o Jane Fonda Workout Video, lançado pela atriz americana em 1982. Rreunindo exercícios de força, flexibilidade e resistência. Fonda nunca mais parou: na sequência, produziu mais 23 fitas e seis DVDs, o último deles lançado em 2012, aos 74 anos. Atualmente surgiram os mais variados tipos de cultura corporal As academias de musculação Aulas aeróbicas com todos os tipos de aparelhos Sessões exenciamenlte femininas Sessões exencialmente masculinas E aulas compostas As artes marciais ganham corpo nas academias. Inicialmente entre o publico masculino. Porém passando tambem a fazer parte do gosto feminino Os reis do octógono Os adeptos do MMA (Mixed Martial Arts) Compartilham um padrão corporal que caiu no gosto masculino. Boxe, muay-thai, jiu-jítsu ou krav magá são alternativas para construir músculos e desenvolver atributos como agilidade, equilíbrio e coordenação. A tendência começou com a família Gracie. Um clã de lutadores de jiu-jítsu. O patriarca Hélio Gracie fez sua primeira luta nos anos 30. A realidade Atual Todas estas atividades são fundamentais ao ser humano atualmente. Porém a prática da atividade física é algo que só tem resultados a longo prazo. Emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar o condicionamento físico, eliminar colesterol e diabetes, baixar a pressão, entrar naquela roupa, corpo de biquini. Tudo isso demanda um longo tempo. A realidade atual é de um mundo imediato, instantâneo, que quer os resultados agora. Como esses não aparecem imediatamente, muitos desistem da prática regular da atividade física. Tudo isso demanda tempo longo. A realidade atual é de um mundo imediato, instantâneo, que quer os resultados agora. Como esses não aparecem imediatamente, muitos desistem da prática regular da atividade física. A falta de conhecimento de como funciona nosso corpo, como reage nosso organismo, que metabolismo mais nos afeta, que tipo de alimentação é a mais adequada para quem, e principalmente o tempo de reação de cada indivíduo em particular, faz com que muitos abandonem a atividade física por não obterem o resultado no tempo esperado. Algo fundamental a conhecer na EFE, é que a prática da atividade física não é algo passageiro, mas sim uma prática para toda a vida. Tranformando a Teoria em Prática Proposta de trabalho em grupo para contextualização Buscar na história da EFE as várias abordagens e fazer a conexão entre o momento histórico e politico mundial e nacional. Condicionamento Físico Uma das situações mais desanimadoras, e porque não dizer constrangedoras, ao tentar realizar uma atividade física, é a falta de resistência; geral das grandes funções – coração e pulmões – e muscular localizada – braços e pernas. Enquanto percebemos colegas nossos, correndo, nadando, andando de bicicleta, jogando esporte com bola por vários minutos inenterruptos, não conseguimos passar de dois a tres minutos que o cansaço já se torna insuportável. Essa situação também é fruto da falta de conhecimento de como funciona nosso organismo. O corpo responde a estímulos e reações quimicas para se adaptar as mudanças de comportamento. Quando passamos de uma postura em repouso para uma atividade com maior intensidade, cria-se um deficit no organismo e este busca adaptaçao. Porém, esta não é imediata, pois as reações químicas do organismo tem um deternimado tempo para reagir. Este tempo de adaptação vai até aproximadamente cinco minutos dependendo da pessoa. É justamente neste período de adaptação que a falta de conhecimento inibe a continuidade do exercício que esta praticando. A energia necessaria para a atividade fisica leve, moderada ou intensa é obtida através da degradação aeróbica de carboidratos, gorduras e proteínas. Caso não se consiga um equilíbrio entre a degradação energética e as necessecides energéticas, ocorre um desequilíbrio aeróbico-anaeróbico, acumulando acido latico, promovenda a acides nos tecidos onde a fadiga se instala rapidamente. A capacidade de manter uma atividade física moderada ou intensa por vários minutos ou horas depende da capacidade de interação entre os sistemas fisiológicos, respirátorio, circulatório, muscular e endocrino e ainda da capacidade das celulas muscular específicas – aquelas envolvidas diretamente no exercício – em gerar energia aeróbica suficiente para a demanda requerida, fato esse que se diferencia de pessoa a pessoa. É nesse sentido qua as situações se tornam dificeis e constrangedoreas. Ao iniciar qualquer exercício físico, ocorre de imediato uma sobrecarga ao sistema cardio vascular e pulmonar, exigindo uma demanda maior de oxigenio e nutrientes para manter os musculos ativos. Por outro lado inicia também um aumento nos níveis de gás carbônico e residuos metabólicos que precisam ser eliminados. Por isso mesmo é necessário uma serie de reajustes no sistema cardio vascular respiratório e os outros órgãos e sistemas do corpo. Neste momento inicia-se um decifit de oxigenio consideravel que irá requerer um aumento nas frequencias cardiacas e respiratórias para suprir a demanda. Esta situação imediata causa um desconforto principalmente naqueles com menor capacidade física momentanea, por não estarem acostumados a esforços alem do normal. Conhecendo porém, o funcionamento do organismo, a pessoa poderá suportar este desconforto, diminuindo o ritmo do exercício ate que ocorra a adaptação necessária para a manutenção do mesmo. Após um intervalo de tempo que pode chegar até 5 a 6 minutos, dependendo da pessoa, os sitemas envolvidos na interação do exercicio irão se adaptar e criar um novo estado de equilíbrio, agora em niveis fisiológicos de respiração, circulação e metabolicos mais elevados. Aquele deficit que ocorreu no inico da atividade, ira ser pago quando o exercício parar, o organismo fará então a recuperação buscando o estado de equilibrio inical. Stamina A stamina, ou estamina, é uma valência adquirida através do treinamento físico intenso. Quando a pessoa adquire esta valência, mesmo que fique algum tempo sem praticar uma atividade fisica, irá atingir rapidamente uma situação de conforto em seu estado de condicionamento físico. Sistemas de Energia Todo ser vivo gasta energia a todo o momento para manter as diversas atividades desempenhadas pelo organismo. Nossas células estão continuamente trocando seus átomos e componentes moleculares. Grande parte das substâncias celulares é degradada para que novas possam ser sintetizadas. Esta atividade intensa de construção e desconstrução de substâncias é feita utilizando energia química obtida através da degradação de nutrientes orgânicos. Essa dinâmica corporal que ocorre dentro de cada célula constitui o metabolismo, que em grego significa mudança. Essa ação metabólica pode ser dividida em duas partes: metabolismo anabólico e metabolismo catabólico, Energia Humana A energia que mantem vivo o ser humano é energia química, ou seja; Para manter o corpo vivo, aquecido a temperatura necessária (37º). O corpo humano utiliza a transformação química de alimentos em Adenosina Tri Fosfato.(ATP). É o combustível que movimento o corpo. É uma energia corrente, não armazenada. Por não ser essa fonte de energia armazenável, nosso corpo precisa estarem constante transformações quimicas de todo nutriente que há armazenado; em ATP. Quando estamos em nossos afazeres normais do dia, essas reações são feitas de maneira lenta e tranquila. Sabendo que as moléculas de ATP são a principal energia; Sabendo também que ela não se armazena; Quais então são as fontes de energia que o corpo armazena; De onde o organismo retira fosfato para ressinteze da ADP; Quais os sistemas de energia, como funcionam e quando funcionam. O que são sistemas de energia Sistemas de energia, são vias metabólicas constituídas por um conjunto de enzimas que degradam de maneira específica um nutriente, com o objetivo de liberar energia para a ressinteze de ATP. Cada sistema de energia tem sua particularidade. De cada um deles podemos falar de: Potência; capacidade e predominância Potência: é a quantidade máxima de ATP que o sistema pode produzir em um tempo determinado. O sistema anaeróbico é mais rápido, porém com curta duração. Capacidade; é a quantidade total deenergia que um sistema pode produzir Predominância; é o período de tempo que o sistema pode produzir energia mais que os outros O sistema aeróbico é mais lento, porém com maior tempo de duração Os sistemas de energia são dois: Anaeróbico; sem presença do oxigênio, mais rápido, porém com curta duração + potência Sistema aeróbico; com presença do oxigênio, mais lento, porém com maior tempo de duração + predominância; Analisando o gráfico podemos perceber que durante uma atividade física, os sistemas de energia começam a funcionar no mesmo momento com predominância inicial do sistema anaeróbico. Em seguida com a manutenção da atividade o sistema aeróbico suplanta o primeiro por ter maior capacidade e predominância Percebemos também que há uma predominância de algum sistema e que em determinado tempo há uma passagem de um sistema para outro, assim como de um metabolismo de substratos para outro. Aos aproximadamente entre 10 a 15 segundos encerra o processo com o metabolismo do ATP para entrar o metabolismo do fosfato de cretina em substituição, até aproximadamente o minuto 5, este é substituido pelo metabolismo da glicose anaeróbica buscando equilíbrio com a glicose aeróbica. Perto do minuto 15, o metabolismo da glicose é feito exclusivamente com a presença do oxigenio, até perto do minuto 25 à 30. A partir do trigesimo minuto aproximadamente, entra em funcionamento o metabolismo da lipolise aeróbica, ou seja, a queima efetiva das gorduras. Esse tempo de transição metabólica dentro dos sistemas de energia, depende de pessoa à pessoa. Outro fato interessante que dão conta de experiências pessoais é na transição de uma via metabólica para outra. Durante um curto período de tempo entre uma via e outra, há uma pequena queda no desempenho físico, fato esse que só pode ser percebido quando a pessoa tem um grande conhecimento do seu próprio sistema orgânico. Glicóse A Glicóse é um açúcar simples que fornece energia para todas as células do corpo. A primeira reserva de energia está na glicose sanguínea. As células captam a glicose do sangue e a quebram para obter energia. A glicose do sangue vem do alimento que comemos. Ao ingerir um alimento, a glicose é absorvida pelos intestinos e distribuída através da corrente sanguínea para todas as células do corpo. O corpo tenta manter um suprimento constante para as células, mantendo uma concentração constante de glicose no sangue. Do contrário, as células teriam mais glicose do que o necessário logo após a refeição e ficariam sem nada entre as refeições e durante a noite. Portanto, quando você tem um suprimento excessivo de glicose, o corpo armazena o excesso nos músculos e no figado fabricando glicogênio. Glicogênio é feito de cadeias longas de glicose.Após esse processo inicia um outro chamado lipogênese Reservas de Energia Como vimos anteriormente o sistema ATP, não é uma fonte armazenavel. Estudos demonstram que a reserva de energia se faz em cadeia de substratos, sendo as células de gordura a principal reserva de energia. Esse processo é chamado de Lipogenise, que é o processo pelo qual açúcares simples, como a glicose são convertidos em ácidos graxos posteriormente são esterificados com glicerol para formar os triacilgliceróis que são empacotados em LDL – mau colesterol - e segregados do fígado. A Lipogênese abrange os processos de síntese de ácidos graxos e síntese de triglicerídeos subsequentes. Ou seja, popularmente conhecido como gordura. A gordura corporal fica armazenada em células adiposas. Esses depósitos estão em forma de triglicerídeos, um tipo de gordura que pode trazer vários problemas de saúde. O mau colesterol – LDL – se deposita nas paredes da arterias, causando o estreitamento destas vias sanguineas. Problemas cardíacos, no pâncreas, fígado, baço, obesidade, dentre outros. Essas células comportam uma determinada quantidade de gordura, quando sua capacidade máxima é excedida, uma nova célula é criada, por esse motivo que há o aumento de peso e acúmulo de gordura. Se a ingestão de carboidratos e gordura for maior que a necessidade, o que sobra fica estocado. Essa gordura fica acumulada, se não forem tomadas medidas para evitar isso , a tendência é o contínuo aumento de peso. Colesterol Colesterol é uma substância que circula no sangue do nosso organismo que o produz captando gorduras existentes onde é transportado no sangue por uma proteina e a junção destes se chama Lipoproteina. Existem em nosso dois tipos de colesterol, o colesterou ruim conhecido pela sigla LDL, e o colesterol Bom conhecido pela sigla HDL. É necessário enfatizar que ambos são importantes e fundamentais ao nosso organismo. O colesterol ruim, LDL, proteina de baixa densidade, é necessario para a produção de vitaminas e hormonios, além de fazer parte das paredes das celulas e aparelho circulatório auxiliando na proteção. O colesterol bom, HDL, proteína de alta densidade, é responsável pelo transporte do colesterol das artérias ao fígado onde é elimidado. Quando há um excesso de LDL na corrente sanguinea, este pode se tornar perigoso, pois transporta colesterol do fígado para a circulação, depositando em demasia na vias circulatórias dificultando a passagem do sangue sendo então prejudicial ao coração por aumentar a pressão e tendo este que fazer um esforço extra para bombear o sangue. O excesso de LDL se da pela ingestão em demasia de gorduras saturadas. Seu combate se faz através da ingesta com menos gorduras deste tipo e com a prática assidua de atividades físicas. Emagrecer e Perder peso Os processos fisiológicos do organismo possuem limiares muito próximos, confundindo muitas vezes o perder peso com emagrecer. Podemos dizer que perder peso pode vir acompanhado de perda de massa muscular – celulas musculares - porém não necessariamente perder gordura - celulas adiposas - em um processo de dietas de privação de alimentos. Para que se tenha uma efetiva diminuição da massa gorda, é necessario que o organismo passe por um processo de degradação de gorduras chamado Lipolise. Lipólise é um processo pelo qual há a degradação de lipídios em ácidos graxos e glicerol. Ocorre na mitocôndria, principalmente na matriz mitocondrial. A lipólise é exatamente o processo contrário da lipogênese , ou seja; quando o sangue está com a concentração de glicose abaixo do normal, ele recebe glicose do fígado resultante da quebra do glicogenio. O fígado, por sua vez, para manter o nível estável, retira os acidos graxos do sangue transformando em glicogenio. Quando o sangue que teve os ácidos graxos removidos pelo fígado chega até a pele, quebra a gordura armazenada em seus adipócitos e a introduz no sangue sob a forma de ácidos graxos, onde através da atividade física, irá queimar - na mitocondria - para produzir energia. Fatores que influenciam a lipólise e a lipogênese são: ingestão calórica, gasto energético, hormonal, psicológicos, sócio-familiares e hereditário. Metabolismo Metabolismo, são as reações químicas que ocorrem dentro do organismo. Tem a função de mudar ou produzir moléculas. Pode estar presente de duas formas: no estado anabólico ou catabólico O metabolismo é regulado pelo sistema hormonal, sendo que os principais hormônios catabólicos são a adrenocorticotropina (ACTH) que ocasiona a secreção dos hormônios glucocorticoides, dentre os quais figura o cortisol. Os principais hormônios anabólicos são o hormônio do crescimento (GH), a testosterona e a insulina. A produção de novas substâncias a partir de outras substâncias mais simples, como a síntese de proteínas, formada por aminoácidos e as reações que acarretam o armazenamento de energia, é conhecida como anabolismo. Um exemplo deste processo anabólico reside na síntese de proteínas dentro do tecido muscular a partir dos aminoácidos, e na formação de estoques de glicogênio por intermédio do agrupamento de moléculas de glicose. O anabolismo necessita em seu processo de construção de uma oferta de energia e substratos (moléculas menores) adequados à velocidade de suas reações. Desta forma, o anabolismo seria o processo responsável pelo crescimento, regeneração e manutenção dos diversos tecidos e órgãos presentes no organismo. No estado de anabolismo ocorre a formação dos compostos. A transformação dos alimentos em substâncias mais simples para utilização e armazenamento energético. O metabolismo anabólico é o responsável pela regeneração, crescimente e manutenção dos tecidos e órgãos. Exemplo o metabolismo anabólico é o responsável pela sintese de proteinas intra muscular a partir dos aminoacidos das proteínas. No estado de catabolismo ocorre a quebra dos compostos, ou seja, a degradação de substâncias complexas em outras mais simples. É o responsável pela quebra da glicose e a sua transformação em energia, agua, gás carbonico etc. O processo de degradação de substâncias complexas em outras mais simples, como a quebra da molécula da glicose e sua transformação em energia, água e gás carbono, é conhecido como catabolismo. O processo digestório é um exemplo de catabolismo, uma vez que transforma macronutrientes presente nos alimentos em micronutrientes absorvíveis. O catabolismo também ocorre quando o organismo está sem energia suficiente e busca a destruição de seus próprios tecidos e reservas, a liberação de aminoácidos e glicose que serão convertidos em energia. Quando o organismo esta sem energia suficiente, busca obter esta por intermédio da destruição de seus próprios tecidos e reservas, acarretando a liberação de aminoácidos e glicose que serão convertidos em energia. Durante um treinamento para manter a oferta de energia necessária, o organismo estará utilizando o processo catabólico onde dizemos que ninguém esta “crescendo” ou aumentando a sua performance durante uma sessão de treinamento, já que essa é essencialmente catabólica. O metabolismo anabólico somente irá entrar em funcionamento após a realização do exercício. Dependendo da pessoa o metabolismo catabólico poderá perdurar por muito tempo, degradando energias, retirando substratos importantes destruindo tecidos em lugar de construir. Neste ponto reside a diferença de volume muscular entre algumas pessoas. Unidade 2 Capitulo 1 Leituras Corporais conhecer o corpo, seu funcionamento e suas reações, poderão ser compreendidas através das leituras corporais durante e após o exercício físico. Uma boa pratica de atividade física poderá ser desenvolvida ao realizarmos um teste de capacidade de captação de oxigenio. Para isso poderemos utilizar o teste Cooper de 12 minutos. Durante o período que estiver na prática, observar seu corpo, suas reações e fazer leituras inerentes ao seu processo metabólico. Aumento da frequencia cardiaca e respiratória, dores musculares agudas e tardias,, qual função perece antes, se respiratórias os musculares, que grupos musculares são mais sentidos, a temperatura corporal externa sofreu modificações, como o corpo reagiu para combater o super aquecimento. Em que momento a curva de nivel do steady state se equílibrou. Ao termino do exercício, anotar em uma planilha o maior numero de informações inerentes ao processo de adaptação metabólica para comparar com o estudo do funcionamento dos sistemas de energia e processos metabólicos.

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