sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A Sinergia existente entre o Futebol e o Futsal

A Sinergia existente entre o Futebol e o Futsal


1 Introdução

A ânsia de revelar jogadores de futebol muitas vezes atropela o método empregado pelas pessoas responsáveis no desenvolvimento do treinamento desportivo das categorias de base das equipes
O que normalmente ocorre atualmente é que os meninos que estão treinando para craque, ainda não o são, porém tem como referencia aqueles que o são, e com a facilidade de acesso a informações dos atos desportivos daqueles, estes querem imitá-los, nos seus gestos técnicos, nas suas firulas, nos seus dribles, nos seus trejeitos, principalmente aqueles que fazem quando não da disputa de um jogo, mas sim aqueles que o fazem quando estão brincando após os treinos.
Treinadores de categorias de base, com menor experiência, também são iludidos com o desempenho dos seus comandados, quando estabelecem comparativos com outros jogadores ou com craques já formados.
Neste contexto, o método utilizado é o grande vilão. Quase sempre quando se trabalha em categorias de base, o desenvolvimento do trabalho é centrado no método, esquecendo completamente o ser. Este trabalho tecnicista é uma herança da educação física da década de 70 e 80, e que acompanha o esporte não dando tréguas, e não dando aberturas a uma nova postura de treinos.
Quando em escolinhas ou em equipes de base de grandes times, o trabalho não é tecnicista, fica muito difícil sua aceitação por parte da sociedade circundante por não perceber movimentos técnicos que entendam como apropriados para o aprendizado do futebol. É sabido, porém que o aprendizado do atleta deve ser formatado em nível de memória de longo prazo e inconsciente cognitivo deverá ser ampliado o engrama esportivo relativo ao jogo, e as suas diversas situações. Este aprendizado se faz via pressão ou via lúdica, e o sistema ao qual o futebol esta acostumado é o sistema de pressão, agregado ao trabalho tecnicista. A via lúdica dificilmente será aceita pela sociedade atual de formação de atletas de futebol, pois a ausência do aspecto “seriedade” ira deixar duvidas no resultado positivo do trabalho.

2 Referencial Teórico

O processo ensino aprendizagem, quase sempre é algo que se apresenta como sendo de fora para dentro, ou seja, é quase sempre alguém ensinando algo a alguém, e quase nunca alguém orientando alguém a descobrir os caminhos do ensinamento por si, de dentro para fora. Entretanto, para Freire, o ato de estudar não é um ato de consumir idéias, mas criá-las e recriá-las, o que nos leva a pensar em como ensinar alguém a jogar futebol, dentro de uma sociedade cultural de que o jogador de futebol já nasce pronto. Dentro de uma psicologia Inatista, que nega ao ser humano o direito de transformar-se, o direito de atuar e crescer como ser humano, e dentro desse crescimento jogar futebol, mesmo sem ter sido previamente detectado como craque, gerando imobilismo e resignação, por considerar que as dificuldades não serão superadas, uma vez que entende que o meio não interfere no desenvolvimento do ser.
Na visão de Vygotsky, onde o ensino precede o desenvolvimento, devemos analisar o grande espaço existente entre a zona de desenvolvimento real em que se encontra o atleta agora, e a zona de desenvolvimento potencial, ou seja, onde este atleta chegará no futuro. Este espaço denominado por Vygotsky de zona de desenvolvimento proximal é onde irá atuar o professor no futebol, o treinador, que o irá conduzir neste espaço para que encontre o caminho com rapidez e facilidade.
Inicialmente pode-se entender que para fazer com que o ensino venha de dentro para fora, deve existir já um conhecimento prévio e inato no ser, psicologia inatista, e que como na visão de Vygotsky o ensino precede o desenvolvimento, não há como desenvolver o jogo de futebol sem antes ensinar.
Contudo, ensinar o que, de que forma e para quem. Então se passa a ensinar futebol de forma empírica demais, ou cientifica demais. No empirismo, são aqueles que querem ensinar o que sabem ou pensam de sabem por terem desenvolvido o jogo. No cientificismo, são aqueles que querem ensinar o que aprenderam nos bancos das escolas e nos livros estudados. Raras as vezes que se juntam empíricos com cientistas, discutem ações e chegam a um consenso comum.
Ao desenvolver o jogo pelo jogo, os empíricos deixam de observar inúmeras ações pertinentes as qualificações técnicas necessárias a boa disposição tática, pois seus anseios estão voltados para o conhecimento imediato buscando melhor qualificação para o trabalho. Ao elencar o tecnicismo os cientistas deixam de oportunizar o desenvolvimento do jogo, mais importante de todas as ações referentes à sua pratica, imaginando que a somatória de todas as ações técnicas individualizadas irão se transformar milagrosamente em jogo desenvolvido com o passar do tempo. O treinamento desportivo do futebol está muito ligado ao cartesianismo, de corpo e mente, deixando de preparar o jogador como um todo.
Assim sendo, surge o futsal como uma ferramenta com uma grande congruência no desenvolvimento da qualificação para ser utilizado pelo futuro praticante do futebol

2.1 Capacidade e habilidades desenvolvidas através do Futsal

Ao se treinar capacidades e habilidades para o futebol jogando futsal, estamos desenvolvendo o jogo, estamos desenvolvendo o ataque, a defesa, o contra ataque, as estratégias a aplicar, a competitividade, a consciência da importância de uma boa condição física para suportar o jogo com qualidade, o deslocamento sem bola, as coberturas, os apoios, as fintas, os dribles, entre outros.
Além disso, estamos dando ritmo de jogo ao atleta, experiência no jogar, no sair e transpor obstáculos de defesa, no produzir obstáculos de defesa, no retardar as ações do adversário, no acelerar suas ações dentro de suas estratégias, na recomposição rápida da defesa, na transição também rápida ao contra ataque e nos diversos posicionamentos que o momento do jogo ira requerer.
A prática do futsal irá contribuir também na qualificação técnica exigida para desenvolver o futebol, ou seja, a velocidade de reação e de raciocínio, a qualidade do passe, o ataque à bola, a potencia do chute com a devida manutenção do controle, o domínio da bola em vários ângulos, entre outros.
Todo este trabalho para capacitar e melhorar as habilidades motoras exigidas futuramente no futebol poderá ser adquirido naturalmente sem muita pressão e de forma lúdica com a prática do futsal.
Neste contexto lúdico, mas sem deixar de lado a seriedade e a importância da formação do atleta, o futsal irá contribuir na apropriação pelos atletas iniciantes de inúmeros fundamentos técnicos individuais, coletivos, táticos estratégicos entre outros. Existe no futsal uma importante sinergia de ação conjunta com o futebol.
Estas sinergias são a convergências das partes para um todo que objetive um mesmo resultado, ou seja, é o efeito da ação de vários agentes que atuam da mesma forma, cujo valor será superior no conjunto desses agentes se os mesmos atuassem sozinhos. Neste caso o futsal agiria como o agente do futebol responsável pelo desenvolvimento das partes do jogo, e principalmente o entendimento de como se joga e o que é um jogo, realizado ao mesmo tempo sem a dicotomia cartesiana.
Na analise feita por Bastos,
http://futsaldobastos.blogspot.com, sobre a importância do jogo, percebe-se que a capacidade de entender o jogo é fundamental para que se jogue bem, portanto para entender o jogo, somente jogando, ou desenvolvendo o jogo pelo jogo e não pelas partes.

3 - Considerações Finais e Conclusão

Considerando a visão atual no treinamento desportivo de libertação do sistema tecnicista, ou seja, centrado no método, e de forma a treinar o corpo sem observar o cognitivo consciente, a modalidade de Futsal poderá atuar como agente de preparação total ao jogador na apropriação das valências físicas, técnicas, táticas, estratégicas e psicológicas em um só momento, ou seja o momento do jogo de futsal.
Desta forma se conclui que existe uma grande sinergia entre o futsal e o futebol e que esta poderá ser aproveitada como iniciação ao futebol de uma forma total.

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