sábado, 16 de julho de 2011

Ensinar em um modelo Lúdico

Ao tentarmos ensinar algo às crianças na escola, tal como ler e principalmente escrever, o fazemos dentro de uma perspectiva de compreensão do adulto, ou seja, ler e escrever são muito fáceis. Ler é automático a ponto de algumas empresas de out door para chamar a atenção da força do seu marketing escrevem cartazes com os dizeres “Não leia esse anuncio”. Isso para quem sabe ler é impossível porque é uma reação automática, esta intrínseca, inserida no nosso contexto cognitivo como uma marca incrustada em nossa memória de longo prazo.

Então os profissionais da educação, diante da facilidade que é a leitura, não consideram o nível de complexidade que é para uma criança. Ler e escrever são algo que as crianças não sabem como fazer porque não tem a menor noção do que seja. “Segundo VYGOTSKY (1987), a escrita é muito mais difícil do que parece, embora sua aprendizagem interaja com a leitura”. ROSA & NIZIO (1999, p.44)

Vygotsky em suas pesquisas percebeu que escrever seria como desenhar o que se fala. Então ao contextualizar com as crianças do primeiro ano, que entram em contato com a escola vamos dizer para elas.

“Crianças a partir de agora vocês vão aprender a desenhar a fala”, porque Vygotsky em suas pesquisas descobriu que escrever na realidade é uma forma de desenhar a fala através de signos e símbolos com sentido significado.

Essas crianças somente não irão cair na gargalhada porque tem certo receio do professor nos primeiros dias de aula. Mas certamente eles pensarão

“Que professor burro, como é que vamos desenhar a fala se não da para vê-la sair da boca”.

Isso porque o pensamento da criança é concreto, ela percebe aquilo que ela vê, ainda não tem a capacidade de cognição com o abstrato.

Mas na realidade escrever nada mais é que desenhar aquilo que é falado, mas desenhado símbolos aos sons produzidos pela fala.

Para Rosa & Nizio é uma condição primordial que a criança compreenda como funciona a língua escrita. Que ela perceba que é apenas um sistema de signos que não tem significado algum em si mesmo. Isto é, funcionam como um suporte para a memória na transmissão daquilo que queira se expressar e dizer.

Porém como vamos dizer isso às crianças? Passa então a ser uma dificuldade nossa. Como vamos expor essa situação em um cérebro ainda em formação e sem condições neurais de captar o sentido significado daquilo que estamos contextualizando?

Nesse ponto de divergência entre aquilo que é e aquilo que deverá ser, entra o brincar, o lúdico, porque é uma linguagem que a criança compreende brincar faz parte do mundo infantil, no brincar a aprendizagem acontece.

Podemos citar ROSSEAU, FROEBEL, DEWEY, VIGOTSKY, WALLON, PIAGET, LIBERMAN, SHIEBLES, FREIRE, MONTESSORI, CLAPARED e muitos outros que demonstram a influencia positiva do lúdico no aprendizado infantil. Todos são unânimes em afirmar através de pesquisas realizadas que o brincar transporta a criança para dentro do seu mundo onde ela cria espaços em sua imaginação para decodificar aquilo que lhe é apresentado como um problema, em busca de uma solução.

Assim sendo, o conhecimento acontece de dentro para fora, através da tentativa e erro, da descoberta de coisas novas, do desafio do inesperado e do novo, e da conquista do saber. Cada etapa que a criança avança o faz com a alegria da conquista e sua motivação em seguir em frente esta sempre em alta.

Como professor de educação física, percebo que a criança se mostra inteiramente enquanto esta brincando. Quando entro em sala de aula e as crianças estão sentadas, quietas, escrevendo, ao me verem seus rostos se iluminam e acompanha uma vibração latente e perceptível. Entretanto quando entro em sala e eles estão em pé, desenhando ou fazendo alguma atividade lúdica, minha presença quase nem é percebida. Nesse momento sinto que a alegria não é pela minha presença, mas pelo que eu represento. “O brincar”.

Entretanto o lúdico na educação infantil é algo recorrente e que todos os professores sabem de sua importância e relevância, o problema é como aplicar o brincar em sala de aula sem perde o controle e o fazer dentro de uma proposta pedagógica.

As atividades desenvolvidas dentro contexto “O SITIO DO VO BASTIÃO” tem procurado inserir jogos e brincadeiras que promovam os aspectos lúdicos em uma perspectiva pedagógica que faça da aula uma grande brincadeira, onde aconteçam descobertas de novas ações, que motivem o aprender, que o professor atue como mediador de conflitos e na resolução de problemas, mostrando o caminho e não mostrando a resposta.

Acredito que as propostas descritas no Sitio, se não for aquela que esteja de agrado do professor no momento, poderá servir de base para que este, partindo do modelo que tenha em mãos, crie uma atividade lúdica que se adéqüe ao conteúdo que lhe interesse.

O brincar, o jogo, o lúdico em sala de aula é uma necessidade para que nossos alunos aprendam com maior facilidade. O que precisamos é ter coragem para trilhar caminhos de novas propostas pedagógicas, fugindo um pouco daquelas mais tradicionais.

Referências

Bastos, A. L. – O Sítio do Vo Bastião. Futsalairton.blogspot.com. 2011

Rosa, A. P. & Nizio, J. di – Atividades Lúdicas, sua importância na alfabetização – Jurua. Curitiba - 1999

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Lúdico no Processo Ensino Aprendizagem

A partir da década de noventa o lúdico passou a ser palavra recorrente em espaços pedagógicos, dando uma ênfase relevada ao assunto, orientando professores a nortear o seu trabalho dentro de atividades lúdicas, pois estas eram olhadas como positivas, e que certamente dariam bons resultados. O grande problema sempre foi; o que seria o lúdico no processo de ensino, como se utiliza o lúdico em sala de aula, como brincar com os alunos sem perder o controle da turma, uma vez que criança brincando sempre causa muito barulho.

Mas a corrente da ludicidade se espalhou rapidamente pelas escolas e todos tem se expressado no sentido de buscar mais alegria, mais brincadeiras e maior participação do aluno no conteúdo. Assim o lúdico ganhou força no panorama pedagógico nacional ou como enfatiza Pinho (2009) “O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano”.

O brincar possibilita a criança sua relação com o mundo externo e com o mundo dos adultos, integrando estudos específicos através da representatividade, auxiliando assim na formação da sua personalidade, pois através do brincar ela forma conceito, valores, regras, selecionam idéias, estabelece relações entre fatos dentro de uma lógica real, analisa situações que são compatíveis com sua idade e seu desenvolvimento, interage com seus colegas criando empatia e socialização.

Essa convivência escolar de forma prazerosa com seus colegas e professores irá estabelecer relações cognitivas às experiências vivenciadas, dar um sentido significado ao conteúdo desenvolvido, determinar a situação e o momento de sua utilização e sua relevância, e estabelecer uma sanidade mental onde a criança manterá seu ego verdadeiro intacto e crescerá sendo ela mesma, buscando soluções para os problemas encontrados dentro de uma lógica possível e interagindo com os colegas e com os objetos nesta busca por soluções, respeitando as regras e os valores intrínsecos que percebeu no jogar e brincar

A ludicidade, tão importante para a saúde mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores, pois é o espaço para expressão mais genuína do ser, é o espaço e o direito de toda a criança para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos. (PINHO, 2009, p. 1)

O jogar e o brincar exercem sobre a criança um fascínio especial que pode facilitar o progresso de sua personalidade, assim como a transformação das suas funções psicológicas superiores intelectual e morais. Para Rosa & Nisio (1999), quando inicia sua vida escolar a criança passa por uma situação de impacto físico emocional, e uma ruptura brusca em seu mundo vivido até então. Aquilo que era seu mundo, ou seja, seus familiares e seu unicamente brincar passam a ser povoado com mais pessoas, e o brincar é afastado do seu cotidiano.

Portanto a escola inserindo em seu contexto curricular a ludicidade pode auxiliar a criança a se sentir mais a vontade no ambiente, pois estará desenvolvendo uma atividade que sempre fez parte do seu cotidiano, ou seja, brincar, facilitando o processo de aprendizagem e como enfatizam Rosa & Nisio, criando um ambiente alfabetizador, onde ira ser favorecido o processo de aquisição da linguagem escrita, sendo desenvolvido em um processo dinâmico e criativo valorizando o saber escolar socialmente diminuindo o impacto e a ruptura inicial da criança.

Para Vygotsky (1991) o brinquedo tem a capacidade de preencher as necessidades da criança no sentido do motivo para a ação. Ao não conseguir satisfazer algumas de suas satisfações, a criança cria um brinquedo onde ela atua subjetivamente se envolvendo em um mundo ilusório e imaginário passando por um processo de maturação. Como Vygotsky entende que as funções da consciência e a imaginação surgem da ação, o brinquedo então é a imaginação em ação.

Desta forma, o brincar em sala de aula transporta a criança para o seu mundo vivido até então, facilitando a capacidade de desenvolver sua potencialidade de aprendizagem da leitura e da escrita.

Referências

Pinho Raquel, O LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM publicado 10/07/2009 por RAQUEL PINHO em http://www.webartigos.com

Rosa A.P. & Nisio J. di, Atividades lúdicas – sua importância na alfabetização Jurúa Curitiba – 1999

Vygotsky, L. S. A construção do pensamento e da linguagem – Martins fontes – São Paulo - 2001

sábado, 9 de julho de 2011

A CRIANÇA O BRINCAR E O SEU DESENVOLVIMENTO

O brincar é uma das atividades principais para o desenvolvimento das crianças. Após estarem satisfeitas as necessidades básicas do ser humano, aquelas contidas na pirâmide de satisfação de Maslow, toda criança busca o brincar. Mesmo que esteja em silêncio ou aparentemente sem nada fazer a criança esta brincando com sua imaginação. É impossível fazer uma criança parar de brincar.

A criança se comunica através de gestos, de sons e da imaginação de determinados papeis que passam a desempenhar brincando com o adulto e percebendo as suas reações. Estas brincadeiras desenvolvem sua atenção, a capacidade de imitação, a representação e comunicação a imaginação e a memória para lembrar quais as reações dos adultos em determinados movimentos seus.

O desenvolvimento infantil é comprovado, através de estudo proveniente da psicologia, que se estabelece mais facilmente no movimento onde pode agregar o sensório motor, o sócio afetivo, o simbólico e o cognitivo.

No mundo adulto é fácil perceber quando estamos brincando ou quando estamos fazendo algo com seriedade. No mundo infantil tudo é seriedade para a criança e ela não percebe que brinca apenas os adultos percebem que a criança esta brincando.

Ao se permitir entrar no mundo infantil e brincar junto dos seus alunos, o professor esta dando um passo importante para adquirir a confiança e ser o guia deste brincar, conduzindo então para o caminho do conhecimento ao qual ele deseje alcançar. Explorar o universo infantil vai exigir do professor uma sabedoria de conhecimentos práticos e teóricos que possam flutuar entre o ensinar e o brincar sem, contudo sair desse universo infantil, mas entrar no processo de fixação do aprendizado dentro dos níveis de conhecimentos exigidos pelo currículo escolar.

Partindo da premissa de Vygotsky onde todo conhecimento é mediado, o professor como o principal mediador ao ingressar no mundo infantil, será visto como um deles, mas considerados como com maior experiência e conhecimento, portanto capaz de assumir a frente do caminho que leva ao aprendizado. Essa confiança do aluno no professor, não apenas no reconhecimento do seu saber, mas principalmente no entregar sua vida para que seja conduzida, é fundamental para a consolidação do aprendizado.

Tendo o professor adquirido a confiança dos alunos este pode deixar e influenciar os alunos a movimentar-se em sala de aula, buscando compor com seus colegas a construção do conhecimento através da interação entre eles.

O movimentar-se em sala de aula é defendido também por Montessori que entende o livre transito das crianças sem ter um lugar fixo, ou uma tarefa única, onde o professor se mistura entre os alunos sendo mais um deles, tem um maior desenvolvimento da independência e da iniciativa pessoal. Desta forma a criança parte do concreto rumo ao conhecimento abstrato onde aprende melhor através da experiência direta e da descoberta.

Para o maestro Lucas Ciavatta, o conhecimento necessariamente deverá passar pelo corpo, que deve senti-lo vivendo de forma lúdica, concreta e se estabelecendo subjetivamente, mas acessível quando requisitado pela memória de longo prazo.

Wallon que entende ser a emoção o principal mediador da capacidade de aprendizagem, que as emoções precisam da organização de espaços para se manifestar. Nesta perspectiva a motricidade tem um caráter pedagógico pela qualidade do gesto pela sua representação e pelo seu sentido significado.

Assim entende que quebrar a rigidez e a imobilidade da sala de aula adaptando para que as crianças possam se movimentar mais e desenvolver um número maior de atividades lúdicas, vem a ser uma proposta pedagógica solida no caminho da aprendizagem.

Para Wallon as idéias infantis são lineares e se misturam gerando uma série de conflitos entre o mundo imaginários de sonhos e fantasias, e o mundo real cheio de símbolos, códigos e valores sociais e culturais. Assim sendo, neste conflito de situações com o desprendimento de inúmeras emoções o conhecimento se estabelece.

É importante ressaltar neste contexto de brincadeira escolar que o movimento não é feito apenas no sentido motor mecânico, mas recheado de sentido significado, contextualizado o movimento conjuntamente com o sentido cognitivo do mesmo, explorando a psicomotricidade onde carrega junto ao movimento os objetivos pedagógicos da aprendizagem nos diferentes níveis de escolaridade.

Para Ferland, mesmo o brincar sendo desenvolvido pelo sistema motor, as crianças não teriam prazer em brincar se não tivessem habilidades cognitivas as quais lhe fornecem sentido significado do brincar permitindo compreender o ambiente e desenvolver o pensamento.

Vygotsky ressalta também que a brincadeira infantil mesmo sendo livre e não estruturada possui regras embutidas o que afetam o comportamento da criança, assim sendo entende que o brincar é essencial para o desenvolvimento da criança.

O brincar tem também a capacidade de fazer relaxar a criança deixando assim seu cérebro mais aberto a receber o conhecimento. Durante o brincar esse conhecimento vai invadindo o cérebro infantil e criando estruturas mentais sólidas para a sua fixação. Além disso, pela dinâmica do brincar as informações vão abrindo novos canais neuronais estabelecendo muitas vias para se chegar a esse conhecimento o qual, quando requisitado terá maior agilidade pela fluência e velocidade das várias vias de acesso.

Souza entende que o brincar infantil não é apenas algo em que a criança se diverte, mas também se desenvolve enquanto pessoa, enquanto ser social. Pois o brincar infantil não é apenas um ato comum, mas sim algo com muita complexidade, com inúmeros valores finalidades éticas, respeito às regras, e que irão contribuir com o desenvolvimento da personalidade e do caráter, portanto, é muito importante que o brincar faça parte constante e ativa da vida da criança.

De acordo com inúmeros estudos de vários educadores ou então pessoas que se preocupavam com o desenvolvimento humano e elencam o brincar como fundamental se percebe que a criança de uma forma geral brinca e aprende. Porém, esse brincar sofre uma ruptura muito grande no momento em que essa criança passa a frequentar o ambiente escolar.

Em virtude da seriedade, entendida pelos adultos na necessidade de ensinar, as propostas pedagógicas tradicionais vêem o ensinar como algo afastado do brincar. Existe uma confusão entre o jogo, o lazer, o prazer, a diversão, a irreverência do brincar e a capacidade de aprendizado.

Porém o aprendizado acontece muito mais facilmente quando a criança brinca, pois uma atividade desenvolvida de forma lúdica, relaxa a criança, abre canais neuronais expandindo o cérebro infantil, ampliando a capacidade de velocidade na passagem das informações proporcionando uma melhor compreensão, captação e apreensão do conteúdo vivido.

Referências

Ferland, Francine, O Modelo Lúdico – o brincar, a criança com deficiência física e a terapia ocupacional – Roca 3ª Ed. São Paulo - 2006

Ferrari, M. - http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_Escolar - 2009

Souza, L. Laura, O Lúdico: aprender brincando na educação infantil. http://www.webartigos.com/articles/27525/1/ O-LUDICO-APRENDER-BRINCANDO-NA-EDUCACAO-INFANTIL./pagina1.html#ixzz1MjRMMs4o 2009